Aqui no Sul, celebramos uma data que é muito significativa para nós. O 20 de setembro, Dia do Gaúcho, é parte da nossa história. Nessa data, os Centros de Tradições Gaúchas – CTGs realizam uma série de atividades para homenagear os antepassados – especialmente aqueles que lutaram na Revolução Farroupilha. Trouxemos algumas curiosidades para compartilhar com você sobre essa data:
➡️ Quanto tempo durou a Revolução Farroupilha?
A Revolução Farroupilha, também chamada de Guerra dos Farrapos durou incríveis 10 anos! De 20 de setembro de 1835 a 1º de março de 1845, muitas lutas ocorreram entre os republicanos e federalistas na então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. O sonho de liberdade proclamado pela República Rio-Grandense não se sustentou e o Império retomou o poder no Sul, assinando o Tratado de Poncho Verde.
➡️ Qual foi o motivo da guerra?
A Guerra dos Farrapos aconteceu, principalmente, por causa da insatisfação dos estancieiros gaúchos com a política fiscal do governo brasileiro. No século XIX, a província do Rio Grande do Sul tinha como principal produto o charque (carne-seca), que era vendido como principal alimentação dos escravos no Sudeste e Nordeste do Brasil.O charque era produzido pelos charqueadores, que compravam a carne bovina dos estancieiros, os criadores de gado do Rio Grande do Sul. A grande insatisfação estava relacionada com a cobrança de impostos realizada pelo governo sobre a produção de charque da região. O charque gaúcho recebia uma pesada taxa de cobrança, enquanto o que era produzido pelos uruguaios e argentinos tinha uma taxação diminuta.Esse quadro tornava o produto gaúcho menos competitivo, uma vez que seu preço era maior. A principal exigência dos estancieiros era que o charque estrangeiro fosse taxado para tornar a concorrência entre o produto nacional e o estrangeiro mais justa.O respeito à históriaMesmo tendo perdido a batalha para o governo imperial, os gaúchos revolucionários fizeram história defendendo seus ideais de liberdade, humanidade e igualdade. Esse é um dos motivos pelos quais a data de 20 de setembro é celebrada em todo o Estado, buscando preservar a memória desse grande feito.
➡️A Semana Farroupilha:
A Semana Farroupilha acontece de 13 a 20 de setembro, todos os anos, quando diversas expressões culturais exaltam as raízes do Rio Grande do Sul. Desfiles, acampamentos e apresentações artísticas se multiplicam por todo o Estado, enaltecendo o orgulho de ser gaúcho.😊
Todo mundo sabe que o povo do sul não consegue ficar sem o seu tradicional chimarrão, no entanto, a criatividade brasileira faz com que muitos acrescentem na bebida alguns tipos de chás para dar um toque especial no sabor. Além do sabor diferenciado, os chás contribuem para a saúde, potencializando os benefícios que a erva-mate já oferece. Por que, então, não combinar o prazer de tomar o chima, com outras ervas que podem colaborar com o bem-estar e no combate às doenças?
Modificar o sabor, criar um aroma diferenciado e variar a bebida agrada muita gente e colabora com a saúde, portanto, usamos nossa imaginação e criamos os kits chimarrão, para aproveitar as possibilidades que os chás oferecem, aliado à uma tradição sulista. 😊
Nossos kits contém: 06 tubetes com ervas (total 60g de ervas). Os Blends escolhidos para compor os kits foram:
– Alegria
– Bons Pensamentos
– Esperança
– Paz
– Energético
– Proteção
Acompanha também um informativo de todos os Blend escolhidos.
No kit não está incluso cuia e bomba.
Nos links abaixo você escolhe o kit que mais combina com você:
➡️https://www.ervasdegaya.com.br/produto/kit-chimarrao/
➡️https://www.ervasdegaya.com.br/produto/kit-chimarrao-krat/
Agora que você já conhece algumas curiosidades sobre o Dia do Gaúcho e, leu sobre as vantagens, de tomar seu chimarrão com nosso kit, que tal preparar uma cuia? Enquanto saboreia seu chima, entre em contato conosco e peça o seu kit chimarrão!