No idioma sânscrito, chakra quer dizer ‘RODA DE LUZ’.
Segundo a tradição hindu, os chakras são centros de absorção, exteriorização e administração de energias e representam os diferentes ‘corpos’ do ser humano: físico, emocional, mental e energético. Eles ficam localizados ao longo da coluna vertebral, emitindo sinais de energia vital em determinadas regiões do corpo, e seguem as cores do arco-íris, sendo contados de baixo para cima.
Quando estamos estressados, tristes, ansiosos ou deprimidos, por exemplo, é uma manifestação clara de que os chakras do campo emocional, astral ou mental estão em desarmonia com nosso corpo físico. Energias negativas costumam ‘grudar’ nos nossos chakras, alterando nosso comportamento e saúde.
1 CHAKRA – RAIZ (MULADHARA)
ONDE FICA: Na área da base da coluna, na região do cóccix e do períneo. Governa a base da coluna vertebral e o sistema glandular. O chakra Raiz domina a nossa capacidade de sobrevivência, a força de vontade e o desejo de viver e se amar.
EM DESEQUILÍBRIO: Sensação de insegurança, fraqueza, raiva, materialismo, depressão, intestino preso e excesso de controle no dia a dia, dificuldade em prosperar.
ÓLEO ESSENCIAL INDICADO: CEDRO: Tem um aroma quente e lenhoso, ideal para promover a força interior e a estabilidade. Ele também é conhecido por aliviar o medo e a insegurança, fortalecendo a conexão com o plano físico.
COMO USAR OS ÓLEOS ESSENCIAIS PARA O CHAKRA RAIZ:
Inalação: Use em um difusor de ambiente para espalhar o aroma no espaço ao seu redor, criando um ambiente seguro e reconfortante.
Aplicação tópica: Dilua o óleo essencial em um óleo carreador (ex: óleo de coco) e aplique na base da coluna, nos pés ou na parte inferior das costas, mentalizando a cor vermelha.
Banhos: Adicione algumas gotas do óleo essencial diluído a um banho quente para relaxar e conectar-se com a energia da terra.
Esses óleos ajudam a trazer equilíbrio ao Chakra Raiz, promovendo uma sensação de segurança, estabilidade e conexão com o mundo físico.
2 CHAKRA – UMBILICAL (SVADHISTHANA)
ONDE FICA: Localizado a cerca de quatro dedos abaixo do umbigo, na área do baixo ventre. Rege as gônadas (ovários e testículos), os órgãos reprodutores e a região raquidiana. Está relacionado à sexualidade, à criatividade e à nossa capacidade de nos relacionarmos com o outro.
EM DESEQUILÍBRIO: Gera dificuldade de ereção para os homens e de obter orgasmo para as mulheres. Culpa, medos, insegurança e falta de criatividade são outros males causados pelo enfraquecimento desse chakra.
ÓLEO ESSENCIAL INDICADO: CANELA: É aquecedor e estimulante, promovendo a paixão, o entusiasmo e a criatividade. Ele é útil para despertar a energia sexual e aumentar o desejo pela vida.
COMO USAR OS ÓLEOS ESSENCIAIS PARA O CHAKRA SACRAL:
Inalação: Use em um difusor de ambiente para espalhar o aroma no espaço ao seu redor, criando um ambiente criativo e estimulante.
Aplicação tópica: Dilua o óleo essencial em um óleo carreador (ex: óleo de coco) e aplique na região abaixo do umbigo ou na parte inferior das costas, mentalizando a cor laranja.
Banhos: Adicione algumas gotas do óleo essencial diluído a um banho quente para relaxar e abrir o fluxo das emoções e da criatividade.
Esses óleos essenciais ajudam a trazer equilíbrio ao Chakra Sacral, promovendo uma maior conexão com as emoções, criatividade, prazer e relacionamentos saudáveis.
3 CHAKRA – PLEXO SOLAR (MANIPURA)
ONDE FICA: Situa-se na região do estômago e aparelho digestivo superior. Associado à digestão dos alimentos e ao controle da glândula suprarrenal e do pâncreas. É considerado o centro da energia relacionada ao poder pessoal.
EM DESEQUILÍBRIO: Causa egocentrismo, ansiedade, capta com facilidade as energias negativas dos ambientes e pessoas.
ÓLEO ESSENCIAL INDICADO: LARANJA: O óleo de laranja é energizante e edificante. Ele ajuda a estimular a criatividade, a alegria, a espontaneidade e o seu poder pessoal, além de equilibrar as emoções, bloqueando energias negativas.
COMO USAR OS ÓLEOS ESSENCIAIS PARA O CHAKRA DO PLEXO SOLAR:
Inalação: Use em um difusor de ambiente para criar um espaço energizante e motivador, especialmente durante atividades que exijam foco e determinação.
Aplicação tópica: Dilua o óleo essencial em um óleo carreador (ex: óleo de coco) e aplique na área do estômago, especialmente acima do umbigo, para estimular o chakra do plexo solar, mentalizando a cor amarela.
Banhos: Adicione algumas gotas do óleo essencial diluído a um banho quente para relaxar e energizar o corpo, promovendo uma sensação de confiança e clareza.
Esses óleos essenciais ajudam a trazer equilíbrio ao Chakra do Plexo Solar, promovendo autoconfiança, poder pessoal, clareza mental e uma maior capacidade de tomar decisões assertivas.
4 CHAKRA – CARDÍACO (ANAHATA)
ONDE FICA: Está entre as omoplatas na parte da frente do peito, mais para o lado esquerdo.
Rege a glândula timo, o coração, o sangue, o nervo vago e o sistema circulatório. Relaciona-se à expressão do amor: pela vida, pelas pessoas, por si mesmo.
EM DESEQUILÍBRIO: Produz sentimentos negativos como ódio, mágoas e tristeza.
ÓLEO ESSENCIAL INDICADO: ALECRIM: O Alecrim é um óleo essencial estimulante e clarificador, que ajuda a melhorar a memória, a concentração e a clareza mental. Ele é útil para abrir o terceiro olho, facilitando o pensamento intuitivo e proporcionando uma visão clara.
COMO USAR OS ÓLEOS ESSENCIAIS PARA O CHAKRA DO CORAÇÃO:
Inalação: Use em um difusor de ambiente para criar um espaço amoroso e tranquilo, ideal para meditação, relaxamento ou momentos de reflexão.
Aplicação tópica: Dilua o óleo essencial em um óleo carreador (ex: óleo de coco) e aplique no centro do peito, na área do coração, para estimular e equilibrar o chakra, mentalizando a cor verde.
Banhos: Adicione algumas gotas do óleo essencial diluído a um banho quente para relaxar e abrir o coração, promovendo uma sensação de amor e paz.
Esses óleos essenciais ajudam a trazer equilíbrio ao Chakra do Coração, promovendo o amor, a compaixão, a cura emocional e uma conexão profunda com os outros e consigo mesmo.
5 CHAKRA – LARÍNGEO (VISHUDDHA)
ONDE FICA: Na base do pescoço, na região da garganta, por isso tem a ver com a capacidade de comunicar os sentimentos e pensamentos. Governa as glândulas tireoide e paratireoides, o aparelho respiratório (brônquios, voz, pulmões, laringe e faringe), o canal alimentar (traqueia), os gânglios cervicais e a medula.
EM DESEQUILÍBRIO: Segundo os espiritualistas, quando o chakra está enfraquecido a pessoa sente dificuldade na comunicação, com tendência a engolir sapos. Fala hiperativa, dor de garganta e hipotireoidismo.
ÓLEO ESSENCIAL INDICADO: EUCALIPTO: Ajuda a trabalhar a intenção de cura e renovação dos nossos pensamentos e emoções, fortalece nossa conexão com a mãe Terra e com o universo, equilibrando palavras e pensamentos.
COMO USAR OS ÓLEOS ESSENCIAIS PARA O CHAKRA DA GARGANTA:
Inalação: Use em um difusor de ambiente para criar um espaço propício à comunicação aberta e clara, seja em conversas ou durante a meditação.
Aplicação tópica: Dilua o óleo essencial em um óleo carreador (ex: óleo de coco) e aplique na área da garganta e pescoço, massageando suavemente para estimular o chakra da garganta, mentalizando a cor azul turquesa.
Banhos: Adicione algumas gotas do óleo essencial diluído a um banho quente para relaxar e abrir o canal de comunicação, promovendo uma expressão autêntica.
Esses óleos essenciais ajudam a equilibrar o Chakra da Garganta, promovendo a clareza na comunicação, a expressão da verdade e a confiança em falar de forma honesta e assertiva.
6 CHAKRA – FRONTAL (AJNA)
ONDE FICA: Na área entre as sobrancelhas, entre os olhos. Comanda a glândula pituitária, também chamada de hipófise, que controla várias outras glândulas do corpo. Envolve funções como a respiração e a circulação sanguínea. É um chakra ligado ao nosso corpo mental, tanto na sua parcela racional analítica quanto na intuitiva e sintética.
EM DESEQUILÍBRIO: Costuma provocar dores de cabeça, dificuldade de concentração e foco, hiperatividade, sinusite e males nos olhos.
ÓLEO ESSENCIAL INDICADO: LAVANDA: Ajuda a libertar a imaginação e confiar na sua sabedoria interior, ótimo para descansar, acalmar a mente, promover paz interior e serenidade.
COMO USAR OS ÓLEOS ESSENCIAIS PARA O CHAKRA DO TERCEIRO OLHO:
Inalação: Use em um difusor de ambiente durante a meditação ou atividades de introspecção para estimular o chakra do terceiro olho e promover a clareza e a intuição.
Aplicação tópica: Dilua o óleo essencial em um óleo carreador (ex: óleo de coco) e aplique na testa, entre as sobrancelhas, em movimentos circulares, para ativar e equilibrar o chakra, mentalizando a cor azul índigo.
Banhos: Adicione algumas gotas do óleo essencial diluído a um banho quente para relaxar e promover a meditação e a visualização, conectando-se mais profundamente com sua intuição.
Esses óleos essenciais ajudam a equilibrar o Chakra do Terceiro Olho, promovendo uma visão clara, intuição aguçada e uma conexão profunda com a sabedoria interior e a percepção espiritual.
7 CHAKRA – CORONÁRIO (SAHASRARA)
ONDE FICA: Localizado no topo da cabeça, rege a glândula pineal. Ela fica na região superior do cérebro e regula nossos níveis de sono, ansiedade e reação ao estresse. Esse chakra também está conectado com a nossa ligação com a espiritualidade, a transcendência da matéria e o sentimento de unidade com o universo.
EM DESEQUILÍBRIO: Pode gerar desarmonias espirituais e cansaço mental.
ÓLEO ESSENCIAL INDICADO: PALMAROSA: Óleo espiritual e esclarecedor que ajuda a ver além de si mesmo, acalma as emoções, aumenta a sensibilidade e a criatividade, antidepressivo.
COMO USAR OS ÓLEOS ESSENCIAIS PARA O CHAKRA DA COROA:
Inalação: Use em um difusor de ambiente durante a meditação ou oração para criar um espaço sagrado e estimular a conexão espiritual e a elevação da consciência.
Aplicação tópica: Dilua o óleo essencial em um óleo carreador (ex: óleo de coco) e aplique suavemente no topo da cabeça (no centro do chakra da coroa) ou nas têmporas para promover a conexão espiritual e o equilíbrio, mentalizando a cor lilás.
Banhos: Adicione algumas gotas do óleo essencial diluído a um banho quente para relaxar o corpo e a mente, facilitando a meditação e a experiência de unidade com o universo.
Esses óleos essenciais ajudam a equilibrar o Chakra da Coroa, promovendo uma conexão profunda com o divino, elevação espiritual, clareza mental e um senso de unidade e paz interior.
Modo de uso: Em massagem, dilua de 1 a 3 gotas do óleo essencial para cada 10 ml (aproximadamente uma colher de sobremesa) de veículo carreador (óleo, creme ou solução). Na aromatização de ambientes, adicione 5 gotas mais 10 gotas de água no aromatizador elétrico.
Precauções: Mantenha fora do alcance das crianças. Uso externo. Pode causar irritações em peles sensíveis. Nunca use em bebês, grávidas, lactantes ou pessoas alérgicas a qualquer componente da formulação. Não use sobre a pele ferida ou irritada. Não aplique em mucosas. Em caso de contato com os olhos, lave com água em abundância. Havendo sensibilização, suspenda o uso e procure orientação médica. Conserve em temperatura ambiente e ao abrigo da luz, na embalagem original. Inflamável. Não coloque o produto próximo ao fogo. Em temperaturas mais baixas, os óleos podem ficar mais pastosos ou solidificar; neste caso, aqueça o frasco contendo o óleo com as mãos ou em banho-maria, em temperatura branda.